António Saéz Delgado galardoado com o Prémio Eduardo Lourenço 2014

O professor universitário António Saéz Delgado é o galardoado com a edição deste ano do Prémio Eduardo Lourenço, instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

O catedrático da Universidade de Évora, também poeta e ensaísta, foi escolhido por unanimidade pelo júri do prémio, reunido esta tarde na sede do CEI, na Guarda.

António Saéz Delgado nasceu em 1970 em Cáceres (Espanha) e é distinguido pelas facetas de “escritor, estudioso, professor” e como “um dos grandes mediadores culturais com que atualmente contam os estudos de raiz ibérica”, refere o júri.

O prémio, instituído em 2004, distingue personalidades ou instituições com relevante ação na cooperação entre Portugal e Espanha. O Centro de Estudos Ibéricos é uma associação transfronteiriça formada pela Câmara Municipal da Guarda, pelas universidades de Coimbra e Salamanca e pelo Instituto Politécnico da Guarda. Nasceu do desafio do ensaísta Eduardo Lourenço nas celebrações dos 800 anos da cidade, em 1999. Seria criado um ano depois, tendo o pensador (natural do distrito da Guarda) como diretor honorífico.


Conteúdo Recomendado