António Costa apresenta a demissão do cargo de Primeiro-Ministro

António Costa fala ao país depois de se reunir duas vezes com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O primeiro-ministro, António Costa, ‘quebrou o silêncio’ quanto ao caso que está a marcar a atualidade informativa esta terça-feira, e que envolve uma investigação que visa as concessões de exploração de lítio nas minas do Romano (Montalegre) e do Barroso (Boticas), um projeto de central de produção de energia a partir de hidrogénio em Sines e o projeto de construção de “data center” desenvolvido na Zona Industrial e Logística de Sines pela sociedade ‘Start Campus’.

Neste âmbito, já foram feitas cinco detenções. Estão envolvidos governantes e responsáveis da confiança de António Costa, entre os quais o chefe de gabinete do primeiro-ministro, assim como o ministro das Infraestruturas, João Galamba – que é arguido. O caso envolve também o gestor Diogo Lacerda Machado, que é tido como o “melhor amigo” de Costa.

“Ao longo destes 25 anos dediquei-me de alma e coração a servir os portugueses. Estava naturalmente disposto a cumprir o mandato que os portugueses me confiaram até ao fim desta legislatura”; começou por dizer Costa. “Estou totalmente disponível para colbaorar com a Justiça, em tudo o que entende ser necessário”, rematou.

Costa referiu que “não lhe pesa na consciência” qualquer ato ilícito”. “Confio na Justiça e no seu funcionamento”.

“Obviamente apresentei a minha demissão”, diz Costa.

“Encerro com cabeça erguida, a consciência tranquila e a mesma determinação de que servi Portugal exatamente da mesma forma como no dia em que aqui entrei pela primeira vez como primeiro-ministro”, rematou durante o seu discurso, e depois de agradecimentos.

Questionado sobre se este processo lhe  “completamente desconhecido”, Costa foi peremptório “Desconhecia em absoluto a existência de qualquer processo e a nota do gabinete de imprensa não explicita, aliás, a que atos, momentos, é que me referem. A única coisa que dizem é que haverá um inquérito de que serei objeto e de decorrerá no Supremo Tribunal de Justiça”, notou, acrescentando que “está totalmente disponível para colaborar com a Justiça”.

[Notícia em atualização]


Conteúdo Recomendado