A Aliança Democrática (AD) – Coligação PSD/CDS foi a força partidária mais votada com 39,6 % dos votos, seguido do Partido Socialista (PS) com 26,4 % dos votos e do Chega com 21,1 % dos votos.
Segue-se a Iniciativa Liberal com 2,4 % dos votos, ADN com 2,0%, LIVRE com 1,5 %, CDU com 1,3 % e Bloco de Esquerda com 1,2 %.
A AD venceu em 13 dos catorze concelhos do distrito da Guarda, a exceção aconteceu em Manteigas (ganhou o PS), e obteve 39,56% e 32.291 votos, mais 3.258 do que nas eleições de 2024.
Deste modo, Aliança Democrática (AD) – Coligação PSD/CDS, Partido Socialista e Chega elegem um deputado cada para a Assembleia da República, nomeadamente Dulcineia Catarina Moura (AD), Aida Carvalho (PS) e Nuno Simões de Melo (Chega).
