Alunos do Politécnico da Guarda selecpara programa de formação mundial da Huawei

2025 07 Huawei Seeds For The Future Portugal Welcome Event

José Pedro Albuquerque e Marta Marques de Almeida representam o Instituto Politécnico da Guarda na China.

A Huawei Portugal lançou a edição de 2025 do programa “Seeds for the Future”, uma iniciativa que reafirma o compromisso com o desenvolvimento de talentos e o futuro digital de Portugal.

Dez universitários portugueses partiram no dia 19 de julho para uma semana de imersão tecnológica na China, onde se encontram a explorar o universo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Entre os selecionados, destacam-se José Pedro Albuquerque e Marta Marques de Almeida, alunos da licenciatura em Engenharia Informática, no Instituto Politécnico da Guarda, que embarcaram este sábado rumo a Dongguan e Shenzhen, para uma experiência transformadora no centro da inovação tecnológica global.

Lisboa acolheu o evento de lançamento deste programa, onde os alunos selecionados se conheceram e foram apresentados publicamente, com a presença de representantes de algumas das instituições de ensino superior a que pertencem, bem como parceiros e profissionais da Huawei Portugal.

Diogo Madeira da Silva, Diretor da empresa com o pelouro da Responsabilidade Social para Portugal, deu as boas-vindas aos presentes, sublinhando a relevância do programa para o ecossistema tecnológico nacional. “Este ano celebramos uma década de ‘Seeds for the Future’ em Portugal, um programa que, desde 2015, contribuiu para a formação e capacitação de mais de 100 jovens talentos do nosso País”.
Wu Hao, CEO da Huawei Portugal, reforçou o investimento da empresa no talento português e no desenvolvimento do País. “A Huawei tem uma presença consolidada em Portugal, com mais de duas décadas de investimento e uma equipa composta maioritariamente por talento português” referiu. Saudando os estudantes e as entidades parceiras, Wu Hao expressou: “Dou as boas-vindas aos alunos. Só o estarem neste lote de selecionados já é o reconhecimento da qualidade do seu talento. Agradecemos a todas as instituições de ensino com quem cooperamos e esperamos que esta colaboração continue a contribuir cada vez mais o futuro de Portugal.”

Para testemunhar o impacto transformador do programa, Clara Aidos, participante de uma edição anterior do “Seeds for the Future” e também beneficiária do programa de bolsas de estudo da Huawei em parceria com o .PT, partilhou a sua história e a forma como estes programas influenciaram a sua vida. “A Huawei é impactante e o ‘Seeds for the Future’ é prova disso. A Huawei plantou a semente do meu crescimento”, afirmou Clara Aidos. A profissional, formada no Instituto Politécnico de Castelo Branco referiu que “gostava que a empresa continuasse a regar as sementes talentosas de Portugal, os bons alunos, e que tenhamos cada vez mais jovens a querer ficar em Portugal e a deixar cá o seu talento.”
Os dez alunos selecionados para esta edição representam instituições de ensino superior de norte a sul do país. Além dos que representam o Instituto Politécnico da Guarda, estão na China alunos da Universidade de Aveiro, da Universidade do Algarve, do Instituto Politécnico de Leiria, da Universidade Autónoma de Lisboa e do Instituto Superior Técnico. Esta diversidade de proveniência académica sublinha a abrangência e o alcance do programa na identificação de talentos a nível nacional.

O programa oferece uma experiência de formação abrangente, onde os estudantes terão a oportunidade de assistir a aulas e palestras sobre as mais recentes tendências em TIC (como Inteligência Artificial, 5G e Cloud), visitar centros de inovação e outras empresas tecnológicas, bem como participar em sessões “Tech4Good” focadas na utilização da tecnologia para a resolução de desafios sociais e ambientais, incentivando a inovação com propósito.

De acordo com a Huawei, o “Seeds for the Future” é um investimento estratégico no capital humano de Portugal, alinhado com a visão da empresa de construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Ao capacitar a próxima geração de líderes digitais, a Huawei não só contribui para o avanço tecnológico do País, como fortalece as pontes de cooperação internacional e promove um futuro onde o talento português pode florescer e inovar.


Conteúdo Recomendado