Aldeias Históricas com coleção de roupa em lã criada por estilista

A rede de Aldeias Históricas de Portugal vai passar a ter uma coleção de roupa inspirada na arquitetura, lendas e nas tradições religiosas e militares de tempos medievais. São todas peças em lã, tais como casacos, saias, camisolas e acessórios diversos e os primeiros exemplares ainda estão no ateliê de Miguel Gigante, na Covilhã. «Quem […]

A rede de Aldeias Históricas de Portugal vai passar a ter uma coleção de roupa inspirada na arquitetura, lendas e nas tradições religiosas e militares de tempos medievais.
São todas peças em lã, tais como casacos, saias, camisolas e acessórios diversos e os primeiros exemplares ainda estão no ateliê de Miguel Gigante, na Covilhã. «Quem comprar, compra também um pedaço de história», refere o criador da coleção. A estratégia de comercialização está a ser ultimada enquanto a produção avança no Atelier de Burel, juntando técnicas de corte e produção contemporâneas com outras «ainda usadas nas Aldeias Históricas», como o tricot, patchwork ou o tear manual. Ao nível dos cortes, misturam-se moldes «contemporâneos, muito confortáveis e elegantes, com o traço da época, mais simples e linear». Assim surge, por exemplo, uma capa que conjuga a solenidade do clero, com adereços que a cobrem parcialmente, como uma proteção militar, mas «virada para os ambientes urbanos do dia-a-dia», explica Miguel Gigante. No processo de conceção de cada nova peça de roupa houve visitas às aldeias e esboços que «diluem o passado em peças de roupa contemporânea», acrescenta. Depois, cada peça é criada manualmente, no ateliê covilhanense, onde as costureiras e operadoras da zona de produção se encontram lado a lado com o espaço de venda ao público e o recanto de trabalho do estilista. A embalagem e marca «vão dar o toque final ao produto», sublinha Miguel Gigante, que para já vai mostrando as peças na rede social Facebook. A ideia de criar uma coleção de roupa faz parte da imagem renovada apresentada pela rede de Aldeias Históricas de Portugal em fevereiro. Depois dos investimentos em infraestruturas, é hora de apostar «nos bens imateriais e nos projetos de empreendedores», defendeu o presidente da associação, Ricardo Alves. Aos empreendedores, que queiram apostar no território, a rede coloca ao dispor a marca Aldeias Históricas e uma equipa técnica para apoiar investimentos. O presidente da associação acredita que novas ideias, associadas a investimentos tradicionais em alojamento e restauração, podem atrair mais turistas e fazer com que eles possam pernoitar nas aldeias, gerando receitas. Fazem parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal, Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

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