Aldeia Histórica do Piódão em processo de reclassificação para monumento nacional

A povoação, inserida na serra do Açor, é a única do distrito de Coimbra que integra a Rede das Aldeias Históricas de Portugal.

A Direção-Geral do Património Cultural deu início ao procedimento de alteração da área classificada da povoação de Piódão, no concelho de Arganil, e da sua reclassificação para conjunto de interesse nacional/monumento nacional.


Num despacho publicado na sexta-feira, 16 de dezembro, em Diário da República, o diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, autoriza a abertura do procedimento de alteração da área classificada daquela localidade do distrito de Coimbra, considerada imóvel de interesse público desde 1978.


A povoação, inserida na serra do Açor, é a única do distrito de Coimbra que integra a Rede das Aldeias Históricas de Portugal, sendo conhecida por “aldeia presépio”.


“O processo de classificação é o culminar de um trabalho que estamos a fazer no âmbito da rede das 12 Aldeias Históricas”, salientou à agência Lusa o presidente da Câmara de Arganil.


Segundo Luís Paulo Costa, “o que está a ser feito é alterar a classificação, para passarmos a ter as 12 aldeias com estatuto de monumento nacional ou superior”.


Salientando que o processo projeta a aldeia do Piódão para outro patamar, o autarca realça que a reclassificação “abre acesso a alguns fundos para intervenções que são necessárias fazer no conjunto monumental”.


“Vai ainda permitir disciplinar melhor as intervenções que acontecem no espaço privado e naturalmente a abertura para alguns mecanismos de intervenção, quer no património edificado privado quer no edificado público”, referiu.


Para o presidente do município de Arganil, o estatuto de monumento nacional “confere maior visibilidade, maior coerência e maior robustez ao trabalho que andamos a fazer para valorizar o património no Piódão”.


A Rede das Aldeias Históricas de Portugal é integradas pelas aldeias de Castelo Mendo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão e Sortelha, as vilas de Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Rodrigo e Monsanto e a cidade de Trancoso.


Conteúdo Recomendado