O certame é organizado pela ADES – Associação Empresarial do Sabugal e pelo CLDS 4 G “Sabugal Ativo”, em parceria com o município do Sabugal e com a colaboração da Junta de Freguesia de Sortelha.
Segundo a organização, o evento irá decorrer numa tenda, no Largo do Corro, na zona histórica da aldeia de Sortelha.
Fonte da ADES adiantou hoje à agência Lusa que o “Mercado da Terra – Feira da Páscoa” contará com a presença de 13 expositores do concelho do Sabugal e da região.
O certame tem como principal finalidade “a promoção e divulgação de atividades, nomeadamente as que estão associadas ao mundo rural e ao artesanato da região”, e pretende contribuir “para a promoção das artes e ofícios do concelho do Sabugal e da região”.
“Esperam-se neste fim de semana centenas de visitantes e turistas que nesta época visitam Sortelha, aproveitando para conhecer e até mesmo adquirir os produtos locais e artesanato do concelho do Sabugal e da região”, justificou a organização.
O evento contará com a participação de artesãos e de produtores de enchidos, doces tradicionais, compotas, mel, azeite, licores, entre outros.
“Esta iniciativa irá dar a conhecer e promover os hábitos e costumes da região, reviver memórias esquecidas ao longo do tempo, num contexto inovador e favorecedor de vivências tradicionais”, adiantou.
Ainda de acordo com a fonte, “será também um espaço de comunicação entre pessoas detentoras de conhecimentos e práticas relacionadas com a cultura rural, interagindo com gerações mais novas e com populações portadoras de outras culturas e saberes, numa perspetiva educativa e formativa”.
O “Mercado da Terra – Feira da Páscoa” vai decorrer na sexta-feira das 14h00 às 18h00, enquanto no sábado e no domingo funcionará das 10h00 às 18h00.
O programa inclui animação (com o acordeonista Frederico Alves) e, no sábado, às 15h00, a representação de “Pregões”, pelo Teatro Anel de Pedra.
Sortelha é uma das 12 localidades da Rede das Aldeias Históricas de Portugal, que também abrange Almeida, Belmonte, Castelo Rodrigo, Castelo Novo, Castelo Mendo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão e Trancoso.