O livro “A Última Solidão”, da autoria de Carmen Garcia, vai ser apresentado na sexta-feira, dia 13 de janeiro, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, situada na cidade da Guarda, pelas 16h00.
Esta apresentação contará com a presença da autora e insere-se no âmbito do projeto Literacia e Saúde Mental e da parceria estabelecida com o Gabinete de Intervenção Comunitária (GIC), da Casa de Saúde Bento Menni da Guarda.
Carmen Garcia trabalhou durante onze anos num hospital na área dos Cuidados Intensivos e, em 2021, deixou a carreira hospitalar e passou a dedicar-se apenas à enfermagem na área que mais a apaixona: a Geriatria.
Autora da página “a mãe imperfeita”, tem mais de 180 mil seguidores no Facebook e mais de 96 mil no Instagram, colunista do jornal Público, é autora da coluna “Tanto faz não é resposta”, que sai todos os domingos no caderno P2.
É ainda autora de vários livros, incluindo dois livros infantis bestseller em Portugal: Uma Lição de Amor e Uma Lição Vinda do Mar, que falam, respetivamente, sobre a inclusão e sobre a poluição dos oceanos.
“A Última Solidão” é o seu livro mais recente e é através de personagens ficcionadas, como a Margarida, o Custódio, a Maria do Rosário ou o Zezinho, e à luz da sua experiência em lares, que Carmen Garcia escreve “sobre velhos, que são os nossos, ou que um dia, se tivermos sorte, seremos nós, com um amor, uma ternura e uma crueza que por vezes nos choca, nos enternece e que nos obriga a pensar no fim da vida e na forma como tratamos e pensamos os nossos velhos”.
“Um livro que prende do princípio ao fim, pelo relato sincero e honesto, visto pelos olhos de uma enfermeira, que embora jovem, revela uma grande maturidade e uma paixão num assunto vital e tão menosprezado em Portugal”, pode ler-se na sinopse da obra.
Nesta sessão haverá ainda lugar a uma conversa acerca do tema da solidão na velhice, “um assunto vital e tão menosprezado em Portugal”, que terá como convidados Maria do Céu Coutinho, gerontóloga, e o Capitão Rui Coelho do Comando Territorial da GNR da Guarda.
O evento, organizado pela Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e pelo Gabinete de Intervenção Comunitária, tem entrada gratuita e é aberto e dirigido ao público em geral.