A sensibilização relativamente aos projetos da Política regional da UE permanece estável (em comparação com 2013) ao alcançar cerca de um terço da população da União Europeia. Destes inquiridos, mais de ¾ têm uma perceção positiva relativamente à política e, em alguns países (incluindo os estados do Báltico, a Irlanda e a Polónia), esse número ultrapassa os 90 %.
Qual é a melhor forma de transmitir a mensagem aos cidadãos? A televisão (54 %), os jornais (45 %) e a Internet (31 %) são as principais fontes de informação sobre a Política regional da UE (eram possíveis várias respostas), mas a situação varia significativamente entre os Estados-Membros. De modo geral, a Internet é o principal meio de comunicação social utilizado pelos jovens. Em alguns países, incluindo a Bulgária, a Croácia, a Eslováquia, a Letónia e a Polónia, a Internet superou os jornais como a segunda fonte citada com maior frequência após a TV.
Mais de 50 % dos inquiridos na Polónia e na República Checa afirmaram que tinham beneficiado pessoalmente de um projeto regional da UE. A maior subida nesta área registou-se na Bulgária.
O inquérito aborda também questões acerca da concentração dos fundos em determinadas regiões e prioridades de investimento, bem como questões acerca da cooperação transfronteiriça e das estratégias macrorregionais.
O relatório completo e as fichas informativas nacionais com as principais conclusões por país (e nos idiomas nacionais) estão disponíveis:
Eurobarómetro 423: Sensibilização e perceção dos cidadãos em relação à Política Regional da UE