Segundo o relatório de atividades da Inspeção-geral das Atividades em Saúde (IGAS), que na sexta-feira será publicado no site deste organismo, o tempo de espera gerou 15.944 queixas, em 2011, e 13.890, em 2012.
A diminuição do número de reclamações resulta, de acordo com a IGAS, do facto de se ter verificado também uma quebra da atividade dos estabelecimentos de saúde.
Os dados foram apurados através de um inquérito feito a 88 hospitais, oito unidades locais de saúde e 56 agrupamentos de centros de saúde.
O documento refere ainda que as unidades de saúde não estão a cumprir devidamente o tempo de resposta aos cidadãos que reclamam no livro amarelo. Segundo a IGAS, os hospitais demoraram, em média, entre 62 e 64 dias a responder e os centros de saúde entre 39 a 42 dias.
Ao todo, 117 entidades não cumpriram, em 2011, os prazos estabelecidos por lei para dar uma resposta ao utente, numero que subiu para 127, em 2012.