2ª edição do Festival de Música da Bendada com data marcada

A segunda edição do Festival de Música da Bendada terá lugar na Casa da Música da Bendada (Sabugal), de 15 a 22 de julho de 2017.

Este evento tem como objetivos ministrar o ensino da música da mais alta qualidade pelos músicos do ensemble Virtuoso Soloists e convidados, promover a região e trazer uma nova vida para a aldeia da Bendada, através da música.

Em 2017, o Festival de Música da Bendada será composto por três valências, nomedamente  Curso de Aperfeiçoamento Musical; Curso de Introdução à Música e Coro de Adultos.

O “Curso de Aperfeiçoamento Musical” é direcionado a jovens a partir dos 13 anos, estudantes em conservatórios e escolas superiores que estejam particularmente motivados para o estudo da música e performance musical a solo e em música de câmara. As inscrições estão abertas a alunos dos seguintes instrumentos: piano, violino, viola, violoncelo, clarinete, flauta, trompa, guitarra e canto. Estes alunos terão um mínimo de quatro aulas de instrumento durante a semana e ensaios diários de música de câmara. Serão oferecidas várias oportunidades de se apresentarem em concerto, não só na Bendada, mas também em outros locais históricos do Concelho do Sabugal. Esta segunda edição do Festival dará maior ênfase à música de câmara, pelo que todos os participantes serão agrupados com outros alunos e professores para trabalhar repertório de câmara, que será apresentado no concerto final. A participação tem um custo de 120 euros e é limitada a 30 alunos selecionados pela organização do festival. A inscrição deverá ser feita através do formulário de inscrição, até ao dia 1 de junho. Algumas famílias da Bendada estão disponíveis para alojar alunos durante a semana do Festival, no entanto o espaço é muito limitado. Contacte-nos, por favor, para receber mais informações sobre o alojamento na Bendada.

O “Curso de Introdução à Música” é constituído por aulas de coro, formação musical, atividades lúdicas e musicais e apresentação de vários instrumentos ou aulas individuais de instrumento, caso os alunos já tenham iniciado o estudo do mesmo há pelo menos um ano. Este curso é dirigido a alunos dos 8 aos 12 anos especialmente motivados para a música, não sendo, no entanto, obrigatório que já tenham iniciado quaisquer estudos musicais. Esta atividade é patrocinada pela Câmara Municipal do Sabugal e Junta de Freguesia da Bendada, pelo que a inscrição é gratuita para alunos do Concelho do Sabugal. Terá um custo de participação de 40 euros para os restantes alunos. Contacte-nos, por favor, se pretender inscrever o seu educando.

O “Coro de Adultos” está aberto a toda a gente que goste de cantar, queira aprender um pouco mais sobre canto coral e preparar algumas peças em conjunto para serem apresentadas ao público no concerto final do Festival.

O Festival de Música da Bendada conta, mais uma vez, com a presença dos músicos do ensemble Virtuoso Soloists que, durante a semana, se apresentam em concerto em várias Freguesias do Concelho do Sabugal e, em conjunto com alguns músicos convidados, constituem o corpo docente do Festival.

​Num ambiente colaborativo, os professores trabalham com os alunos no sentido de desenvolver competências musicais e performativas, mas também de participação e interação social. É uma oportunidade única para fazer novas amizades. Os alunos terão várias ocasiões de se apresentarem em público, partilhando o palco com os seus colegas e professores. Os participantes têm, no festival, uma oportunidade única de continuar o trabalho desenvolvido nas suas escolas durante o ano letivo e, ao mesmo tempo, valorizar e melhorar o seu percurso musical.

Pode conhecer os artistas que irão participar no evento, aqui. As inscrições podem ser efetuadas online aqui.


Conteúdo Recomendado