Evento Terminado em 1970-08-22 02:35:04

28.ª Feira Internacional de Agropecuária e Artesanato de Estremoz (FIAPE)

Início: 1970-08-22 02:33:50
Fim: 1970-08-22 02:35:04
Concelho:

A 28.ª Feira Internacional de Agropecuária e Artesanato de Estremoz (FIAPE), um dos mais importantes certames do Alentejo, abre as portas dia 30 de abril com mais de 250 expositores em representação de diversos setores.

O certame, que pretende contribuir para o desenvolvimento económico da região, decorre até ao dia 4 de maio, no parque de feiras e exposições da cidade, com a participação de expositores de setores tão distintos como a agricultura, produtos regionais, pecuária, artesanato, comércio, indústria e serviços.

A FIAPE agrega a 32.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, considerada pelos promotores como «a maior e melhor feira do setor no sul», com a participação de cem artesãos, de várias localidades do país.

Destinada a contribuir para o desenvolvimento económico e promoção turística da região, a FIAPE, que anualmente recebe largos milhares de visitantes, está a cargo da Câmara Municipal de Estremoz, enquanto o setor da pecuária é da responsabilidade da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE).

O presidente do município, Luís Mourinha, disse que «a FIAPE apresenta motivos suficientes para atrair cada vez mais visitantes».

No setor da pecuária, segundo a ACORE, vão estar expostos animais de raças seletas, cerca de 450 exemplares de gado ovino e caprino, 80 bovinos e vários equinos, além de uma mostra de suínos.

O programa do certame inclui concursos de ovinos, nomeadamente os concursos de ovinos das raças Merino Branco, Merino Preto, Preto Precoce Português e Ile de France, um concurso de bovinos da raça Charolesa e um concurso canino «Rafeiro do Alentejo».

Colóquios técnicos sobre temas de agricultura e pecuária, um seminário sobre «Inovação e Mecanização Agrícola» e demonstração de tosquia são outras das iniciativas incluídas no programa.

Os produtos regionais, como enchidos, queijos, doçaria regional, mel, vinho e azeite, e a gastronomia vão também marcar presença.

Do cartaz de espectáculos que vão animar as noites do certame constam concertos com Carminho, dia 1 de maio, Boss AC, dia 02, e Paulo Gonzo, dia 03.

O programa inclui ainda uma corrida de toiros, dia 2 de maio, às 22 horas, um festival de folclore, espetáculos de dança e música, atividades desportivas e largadas de toiros.

No dia 2 de maio, às 16h30, vai ser apresentada no certame a candidatura da produção de bonecos de Estremoz em barro a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Na sessão de inauguração da FIAPE, que deverá ser presidida pelo secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, vão ser divulgados os resultados do II Concurso Regional de Azeites – Prémio FIAPE e entregues os prémios do XIX Concurso de Cozinha Alentejana, além de ser apresentado o vídeo promocional «Museus de Estremoz».


Conteúdo Recomendado