A APABI é uma organização de produtores de azeite que engloba 45 lagares de azeite, que correspondem a uma representatividade de 7000 olivicultores, e 63 olivicultores a título individual.
Detalhes
A APABI – Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior representa os interesses dos produtores de azeite dos distritos de Castelo Branco, Guarda e concelho de Mação e tem como objetivos principais: a dinamização e organização da fileira oleícola, o fomento da produção de azeites de qualidade superior e a promoção e divulgação dos azeites da região.
É a entidade gestora da Denominação de Origem Protegida Azeites da Beira Interior (Azeite da Beira Alta e Azeite da Beira Baixa) DOP.
Atualmente, representa 7.000 olivicultores e 70 olivicultores a título individual, cerca de 60% do total do azeite produzido na Beira Interior e a totalidade do azeite qualificado como DOP, distribuído por cerca de 12 produtores/embaladores, que representam cerca de 19 marcas comerciais.
A APABI tem como missão apoiar regional e nacionalmente os diferentes agentes da fileira do azeite da Beira Interior. É a entidade responsável pela gestão da Denominação de Origem Protegida (DOP) Azeite da Beira Interior: Azeites da Beira Baixa e Azeites da Beira Alta.
Outras Informações
Apoio ao setor oleícola:
Laboratório de análises Físico-químicas do azeite.
Reconhecimento para a prática da Produção Integrada da Cultura de Oliveira.
Assistência técnica a lagares e olivicultores.
Manutenção do autocontrolo nos lagares (HACCP);
Apoio ténico aos agentes das fileiras da azeitona e do azeite.
Elaboração e acompanhamento de projetos de investimento relacionados com a plantação de olival.
Organização de vários cursos de formação profissional;
Participação/organização em Eventos e Feiras Regionais/Nacionais;
Entidade recetora de candidaturas aos Pedidos de Ajuda INGA/IFADAP;
Promoção dos azeites de notoriedade junto dos mercados;
Entidade gestora da Denominação de Origem Protegida.