APQDCB – Associação dos Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco

APQDCB - Associação dos Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco

Associação de prestação de serviço; Agrupamento gestor das D.O.P. Queijo amarelo e queijo picante picante da Beira Baixa e Queijo de Castelo branco; das I.G.P. Cabrito e Borrego da Beira.

Detalhes

APQDCB – Associação dos Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco é responsável pelos seguintes queijos:

Queijo Amarelo da Beira Baixa – DOP é um queijo curado, de pasta semidura ou semimole, ligeiramente amarelado, com alguns olhos irregulares, obtido por esgotamento lento da coalhada após coagulação do leite cru de ovelha, estreme, ou mistura de leite de ovelha e cabra, pela acção do coalho animal. Tem um peso compreendido entre os 0,6 kg e os 1 kg. Pode ainda apresentar-se como Merendeira, com um peso de 0,2 Kg a 0,5 Kg.

O Queijo Amarelo da Beira Baixa Velho – DOP é um queijo curado de pasta dura a extradura, ligeiramente quebradiça, untuosa, de cor entre o amarelo torrado e alanrajado, com alguns olhos irregulares, obtido pela cura prolongada (mínimo de 90 dias) do Queijo Amarelo da Beira Baixa, efectuada na mesma área geográfica e com um peso compreendido entre os 0,6 kg e os 0,9 kg.

O uso da Denominação de Origem obriga a que o queijo seja produzido de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção de leite, higiene da ordenha e conservação do leite e fabrico do produto. A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigor, mencionando também a Denominação de Origem. O Queijo Amarelo da Beira Baixa deve ostentar a marca de certificação aposta pela respectiva entidade certificadora.



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.