O Grupo de Amigos do Manigoto (GAM) é uma associação sem fins lucrativos constituída em 23 de Novembro de 1992.
Detalhes
O Grupo de Amigos do Manigoto teve como objetivo inicial “desenvolver atividades culturais e recreativas, com vista à valorização do Manigoto”. Nesse contexto, o Grupo fixou também alguns objetivos específicos, como por exemplo: Criar, manter e desenvolver o museu do Manigoto; Organizar exposições temporárias; Promover ações de sensibilização e de formação; Editar um jornal e outros documentos; Criar um grupo de animação; Dinamizar passeios e visitas de estudo.
À medida que foram sendo desenvolvidas actividades com vista à concretização destes e de outros objectivos, os associados e a população em geral sentiram necessidade de alterar os estatutos para que o GAM também passasse a desenvolver actividades na área social.
Neste sentido, o GAM propunha-se criar, manter e desenvolver três valências: Centro Social; Centro Cultural e Centro Turístico.
Envolvência
Ocupando uma superfície com uma área de 1.572 hectares, a freguesia está situada a sudoeste da cidade de Pinhel, na encosta de uma colina, sobre solos férteis e muito produtivos. Durante a última guerra foram aqui exploradas várias minas de volfrâmio que, então, proporcionaram um grande desafogo económico às gentes de Manigoto.