Calçado dá dinamismo às exportações portuguesas

Fonte: http://static.zara.net/photos//2014/V/1/2/p/2067/302/100/2/w/1920/2067302100_2_4_1.jpg?timestamp=1395311895535

Setor exportou mais 10,1% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo trimestre de 2013. Vendas ao estrangeiro ultrapassaram 481 milhões de euros.

As exportações de calçado português atingiram 481,3 milhões de euros no 1º trimestre de 2014, revelam os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Segundo o INE, é um aumento 10,1% face ao mesmo trimestre de 2013.

O setor do calçado tem dado fôlego às exportações lusas, depois de ao longo de duas décadas ter perdido peso relativo, quando representava 8,8% em 1993 e 3,7% em 2013. Segundo o INE, as “exportações de calçado nos anos recentes têm sido mais dinâmicas que a globalidade das exportações”.

De 2008 até 2013, as exportações de calçado registaram um crescimento acumulado de 29,6%. Em 2013 e face ao ano anterior, as exportações do setor aumentaram 7,9% enquanto a totalidade das exportações de bens aumentou 4,7%.

O aumento das exportações deve-se mais ao “aumento do preço unitário” do calçado português – 23,3 euros por par, quase mais um euro face ao preço praticado em 2012- do que ao “ aumento das quantidades exportadas”. A maior “diversidade geográfica” dos mercados de destino e a perda do “peso relativo dos principais clientes europeus” são também fatores que influenciaram o desempenho das exportações no setor.

Nos últimos seis anos foram os sapatos com a parte superior de couro natural que mais foram vendidos para o exterior, representando, em 2013, 88,2% do valor total das exportações de calçado. Cerca de metade deste tipo de calçado de couro natural era do modelo feminino (49,6%), enquanto o calçado para homem representava cerca de um terço.

Embora a Europa continue a ter um apetite especial pelos sapatos portugueses, segundo o INE, nos “últimos anos notou-se um aumento do peso relativo dos países terceiros”. Se em 2008, os mercados fora da Europa concentravam apenas 7% do valor total das exportações de calçado português, em 2013, o seu peso aumentou para 12,8%. Os russos e os norte-americanos são os que mais compram sapatos “made in” Portugal.

Ainda assim, a França, a Alemanha, os Países Baixos, a Espanha e o Reino Unido continuam a ser os tradicionais países de destino do calçado nacional. No seu conjunto, concentravam 73,2% das exportações em 2013.

Franceses e alemães são os que mais compram sapatos “made in” Portugal
A França é o principal cliente do calçado português. Em 2013, representava 24,4%. Embora tenham diminuído 7,6% o número de pares de sapatos exportados, o valor aumentou 15,4%. Se em 2008, o preço pago por cada par de sapatos era de 20,7 euros, em 2013 passou a ser de 25,8 euros.

Também a Alemanha é boa compradora e mantém-se como o segundo maior mercado, representando no ano passado 18,4%. Também neste caso, o valor das exportações em 2013 cresceu 20,8% face a 2008, embora o número de pares comprados tenha diminuído 3,4%. Em 2008, um par de sapatos era exportado a um preço de 20, 2 euros e, em 2013, atingiu os 25,3 euros.

Tudo somado, a balança comercial do calçado apresenta excedentes. Em 2008, o saldo da balança comercial atingiu um excedente de 906,4 milhões. Em 2013, aumentou para 1.310,9 milhões de euros.

Com as vendas ao estrangeiro a subir e a compras a descer, segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2013, o “excedente comercial de calçado foi um dos mais significativos” em termos de transações de produtos no comércio internacional.


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