“Não é todos os dias que se anunciam 12 investimentos que representam 12 apostas na economia portuguesa e na criação de emprego em Portugal”, disse o vice-primeiro-ministro Paulo Portas esta segunda-feira durante a apresentação do investimento.
O Governo – através das agências IAPMEI e AICEP – vai proporcionar a estas empresas tanto benefícios fiscais como incentivos diretos. Os apoios e benefícios são negociados caso a caso.
“É aqui e agora que precisamos de reforçar o investimento e a criação de emprego”, acrescentou o governante.
Um dos acordos assinados diz respeito à criação de uma fábrica da Visabeira em Abu Dhabi. O investimento das cozinhas MOB vai ser de 22 milhões de euros e a empresa já assegurou um contrato superior a 4,5 milhões de euros para fornecer um condomínio de luxo em Saadiyat Island, nos Emirados Árabes Unidos.
O maior investimento vai ser o da Portucel em Cacia, Aveiro. A companhia liderada por Diogo da Silveira vai investir 56 milhões de euros no total, criando 10 postos de trabalho e mantendo outros 10.
Paulo Portas reforçou a importância das empresas portuguesas apostarem na exportação, e, em particular, na exportação para fora da zona euro.
“Quando a economia europeia deu sinais de estagnação, as empresas portuguesas foram muito ágeis. Boa parte do crescimento económico global é feito fora do continente europeu. As empresas cresceram muito em África, Golfo, Ásia. E as exportações fora da Europa já representam cerca de 30% do total”, sublinhou o vice-primeiro-ministro.