No entanto, comparativamente com o terceiro trimestre de 2013 houve um aumento de 7,4%.
Segundo o relatório da Procura Turística de Residentes do INE, as viagens de “lazer, recreio ou férias” registaram um aumento de 3,6%, enquanto para “visita a familiares ou amigos” se verificou uma redução de 6,7%.
A diminuição verificada no número de viagens realizadas teve origem apenas nas deslocações em território nacional (-4,0%), já que o destino “estrangeiro” (cerca de 329 mil deslocações; 8,5% do total) registou um ligeiro incremento de 0,3% nas respectivas deslocações no 4º trimestre de 2013.
O automóvel foi o meio de transporte utilizado em 82,8% das deslocações e o meio de alojamento preferido foi o “alojamento particular gratuito”, utilizado em 85,8% das dormidas nas viagens turísticas dos residentes.
Ao analisar o quarto trimestre de 2013, verifica-se que 8,5% dos residentes em Portugal efetuaram pelo menos uma deslocação turística. Como habitualmente, o mês de dezembro concentrou o maior peso de turistas entre a população residente, com um aumento de 12,4%. A proporção de residentes que viajaram em outubro e novembro situou-se em ambos os meses em 6,6% (7,1% e 6,0% nos meses homólogos de 2012, respetivamente).