Devem ter até 30 anos e qualificação superior. A experiência dura entre seis a nove meses no estrangeiro e 32% ficam nas empresas onde estagiam.
Para quem gostaria de fazer um estágio lá fora, que lhe pode abrir portas para uma carreira internacional, o Programa Inov Contacto, da AICEP Portugal Global, tem já a decorrer as inscrições até 30 de junho, que têm de ser feitas ‘online’. Com a duração de seis a nove meses, estes estágios para jovens até aos 30 anos com qualificação superior podem decorrer em países próximos culturalmente ou noutros que permitem experiências diferentes, como os Emirados Árabes Unidos. O domínio avançado do inglês é essencial para esta candidatura e o candidato deve estar desempregado ou à procura do primeiro emprego. Na edição de 2012/2013, foram selecionadas 300 candidaturas para a realização de estágios profissionais internacionais, sobretudo nas áreas de Gestão/Economia, Marketing, Engenharias (Civil, Mecânica, Biologia/Biotecnologia, Industrial) e Tecnologias de Informação/Redes/Telecomunicações (incluindo Matemática Aplicada, Engenharia Informática e afins). Desde o início, este programa já colocou 3.500 portugueses a estagiar em empresas internacionais.
32% ficam nas empresas onde estagiam
Para muitos dos jovens que participam, mais propriamente 32%, esta experiência poderá ser, mais do que estágio, uma oportunidade de trabalho e início de carreira já que é esta a taxa de retenção dos estagiários nas organizações que os acolhem. A edição deste ano, será a 18ª. O ano passado, foram 300 os jovens “eleitos” de entre cerca de três mil candidatos e Gestão e Engenharias continuam a ser as áreas que predominam entre os estagiários selecionados, enquanto Brasil e Moçambique são os destinos com maior aumento do número de estagiários que recebem, mantendo-se outros com muita força como Estados Unidos, China e Espanha. No ano passado foram 230 as empresas e outras entidades que se disponibilizaram a receber os jovens candidatos, mais 30 que no ano anterior, tanto portuguesas como estrangeiras, algumas delas grandes instituições como a OCDE, o BERD ou o Banco Mundial. As que recebem mais estagiários, em 2013, foram a Embraer (aeronáutica), que acolheu 12 jovens no Brasil, e a Cisco (novas tecnologias), com dez nos Estados Unidos. O Turismo de Portugal é o sector actualmente mais representado, seguido de perto pelas TI, depois vem a consultoria e organizações institucionais.