Presidente do BCE, um dos elementos da troika, aconselha uma consolidação orçamental “amigável do crescimento”.Mario Draghi voltou hoje a ser questionado sobre a situação portuguesa, desta vez na Comissão dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia. O presidente do Banco Central Europeu (BCE) apresentou Portugal como sendo “apenas um dos exemplos [de países] onde a situação económica mantém-se sob stress”. Em declarações citadas pela agência Bloomberg, Drahi reclamou por reformas estruturais e impostos mais baixos para que a consolidação orçamental seja “amigável para o crescimento”. Estas declarações surgem a uma semana do início da oitava avaliação regular da ‘troika’, que terá a reforma do Estado e uma eventual flexibilização adicional das metas do défice como pratos-fortes.
Já na última quinta-feira, na conferência de imprensa após a reunião mensal sobre política monetária, Draghi falara sobre Portugal, dessa vez para elogiar a escolha de Maria Luís Albuquerque para substituir Vítor Gaspar.
Economia portuguesa continua sob stress
Presidente do BCE, um dos elementos da troika, aconselha uma consolidação orçamental “amigável do crescimento”.Mario Draghi voltou hoje a ser questionado sobre a situação portuguesa, desta vez na Comissão dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia. O presidente do Banco Central Europeu (BCE) apresentou Portugal como sendo “apenas um dos exemplos [de países] onde […]