Governo quer nova emissão de dívida de longo prazo no Outono

A crise política iniciada com a demissão de Paulo Portas prejudicou a estratégia de regresso ao financiamento directo nos mercados.A agência que gere a dívida pública quer voltar a emitir dívida de médio-longo prazo já no Outono, sabe o Diário Económico. Depois da crise política, provocada pelo pedido de demissão de Paulo Portas do Governo, […]

A crise política iniciada com a demissão de Paulo Portas prejudicou a estratégia de regresso ao financiamento directo nos mercados.A agência que gere a dívida pública quer voltar a emitir dívida de médio-longo prazo já no Outono, sabe o Diário Económico. Depois da crise política, provocada pelo pedido de demissão de Paulo Portas do Governo, líder do partido minoritário da coligação, as expectativas de voltar a emitir Obrigações do Tesouro complicaram-se. Mas o IGCP está confiante de que tal será possível ainda este ano, depois de Portugal passar no próximo teste da ‘troika’.
Ao que o Diário Económico apurou, o objectivo será aproveitar para emitir dívida de médio-longo prazo assim que o mercado permitir. Não é que o Tesouro português precise de mais financiamento para este ano – tal como o Ministério das Finanças já garantiu, as necessidades para 2013 estão cobertas.


Conteúdo Recomendado