Governo quer usar melhoria da economia para suavizar cortes da despesa

O Governo gostaria de reduzir o corte na despesa que terá de fazer para o próximo ano e os sinais positivos da economia podem ajudar. O Governo quer usar os sinais de melhoria da economia portuguesa para suavizar o corte que está obrigado a fazer na despesa pública. O Diário Económico sabe que este é […]

O Governo gostaria de reduzir o corte na despesa que terá de fazer para o próximo ano e os sinais positivos da economia podem ajudar. O Governo quer usar os sinais de melhoria da economia portuguesa para suavizar o corte que está obrigado a fazer na despesa pública. O Diário Económico sabe que este é um dos argumentos que será levado para a mesa das negociações, e que pelo menos do lado do FMI poderá ter acolhimento. Contudo, até ter luz verde da ‘troika’, o Executivo está a preparar o Orçamento do Estado para 2014 (OE/14) com um corte de 3,6 mil milhões de euros na despesa, e com vista à meta de 4% do défice.
Um dos argumentos que o Executivo está a preparar para convencer a ‘troika’ a suavizar o corte de despesa previsto para o próximo ano são os sinais de viragem da economia. O Diário Económico sabe que o Executivo vai defender que estes sinais têm de ser preservados, que ajudam à consolidação e que as expectativas de inversão do ciclo não devem ser defraudadas.


Conteúdo Recomendado