A PT anunciou uma redução da remuneração accionista superior ao antecipado pelo mercado.”A Portugal Telecom anuncia que o seu conselho de administração aprovou a alteração da sua política de remuneração accionista para os anos fiscais de 2013 e 2014, que consistirá a partir desta data exclusivamente em um dividendo em dinheiro de 0,10 euros por acção, pago anualmente”, informou a operadora em comunicado no dia em que divulgou os resultados do segundo trimestre, que bateram as estimativas dos analistas devido à mais-valia obtida na venda da macaense CTM. Trata-se de um corte de 69% face aos 0,325 euros a que a operadora estava a remunerar os seus accionistas. A redução do dividendo estava desde há alguns meses a ser antecipada pelos analistas devido à brasileira Oi, que também já emagreceu a remuneração dos accionistas, mas não se apontava para uma descida tão acentuada. O Millennium Investment Bank, por exemplo, projectava uma diminuição do dividendo da PT para 0,20 euros.
Esta redução mais acentuada do que o previsto, a par dos dos resultados da Oi, explicam a reacção do mercado: as acções da PT já estiveram a afundar mais de 6% esta manhã, transaccionando agora nos 3,04 euros, o que significa um ‘dividend yield’ de 3,3%. Banco Espírito Santo, Ongoing e Telemar são os maiores accionistas da PT com posições de 10%. Seguem-se a Caixa Geral de Depósitos (6,35%) e o Norges Bank (5%).
PT corta dividendo
A PT anunciou uma redução da remuneração accionista superior ao antecipado pelo mercado.”A Portugal Telecom anuncia que o seu conselho de administração aprovou a alteração da sua política de remuneração accionista para os anos fiscais de 2013 e 2014, que consistirá a partir desta data exclusivamente em um dividendo em dinheiro de 0,10 euros por […]