Pressão nas bolsas continua: Lisboa cai mais de 1%

Europa segue no vermelho e Lisboa acompanha, de olhos postos nas duras negociações para um novo tecto de despesa nos EUA.O índice de referência nacional, o PSI 20, segue a desvalorizar 1,29% para 5.923,19 pontos, em linha com as principais praças europeias, com a falta de acordo sobre a despesa nos EUA a deixar os […]

Europa segue no vermelho e Lisboa acompanha, de olhos postos nas duras negociações para um novo tecto de despesa nos EUA.O índice de referência nacional, o PSI 20, segue a desvalorizar 1,29% para 5.923,19 pontos, em linha com as principais praças europeias, com a falta de acordo sobre a despesa nos EUA a deixar os investidores nervosos. Perante este aparente impasse, “o nervosismo é a palavra que melhor descreve o actual estado de espírito dos investidores”, que receiam a consequência económica do encerramento de alguns serviços públicos, disse Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.
A pressionar está ainda o regresso da instabilidade política à Europa, depois de Berlusconi ter ordenado aos ministros do seu partido PdL para deixaram a coligação, de modo a forçar eleições antecipadas no país. Os analistas dizem que o verdadeiro motivo da decisão do magnata é o facto de Letta e do presidente da República, Giorgio Napolitano, se recusarem a dar-lhe apoio político na votação que terá lugar no Senado a quatro de Outubro, e na qual deverá ser-lhe retirado o cargo de senador, por ter sido condenado por corrupção no âmbito do caso ‘Mediaset’. Perante este cenário, o euro depreciava 0,22% face à moeda norte-americana, para 1,3492 dólares. No mercado accionista europeu, o FTSE Mib de Milão tombava 2,14% e liderava as quedas na Europa. Já no mercado nacional, 17 cotadas seguiam em terreno negativo, com nota para os títulos do BES, BCP e BPI, que tombam mais de 2% e lideram as perdas da bolsa nacional.


Conteúdo Recomendado