Câmara do Sabugal incentiva alimentação saudável e agricultura sustentável

Decorre hoje no Sabugal uma sessão que visa incentivar a população a optar por uma alimentação saudável e a apostar na agricultura sustentável. A Câmara do Sabugal e o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta (UAb) promovem hoje, naquela cidade, uma sessão que visa incentivar a população a optar por uma alimentação saudável e […]

Decorre hoje no Sabugal uma sessão que visa incentivar a população a optar por uma alimentação saudável e a apostar na agricultura sustentável.
A Câmara do Sabugal e o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta (UAb) promovem hoje, naquela cidade, uma sessão que visa incentivar a população a optar por uma alimentação saudável e a apostar na agricultura sustentável.«Sendo o nosso território vocacionado para o mundo rural, queremos desenvolver iniciativas para que as pessoas percebam a importância de produzirem produtos saudáveis e também pretendemos levar novos empresários a desenvolverem a agricultura sustentável», referiu à agência Lusa a vice-presidente da autarquia do Sabugal, Delfina Leal. Segundo a autarca, aquelas duas entidades divulgam hoje, pelas 18 horas, no Centro Doutor José Diamantino dos Santos, nas instalações da Biblioteca Municipal, o Clube de Alimentação Saudável e Agricultura Sustentável (CASAS), com sede na Covilhã, que tem como objetivo a valorização do setor agrícola. No encontro serão dados a conhecer os objetivos daquele clube e as atividades que desenvolve, prevendo a organização também definir «eventuais parcerias» com associações locais para a promoção da alimentação saudável e o desenvolvimento do setor agrícola. O clube CASAS é constituído por um grupo de consumidores que procuram produtos locais, dando preferência a modos de produção agrícolas sustentáveis. Tem sede na Covilhã e a sua missão passa por «fortalecer a economia local, consumindo a produção da região» e «fazer ligação entre produtores e consumidores», segundo informação disponibilizada na sua página no Facebook. O projeto que tem a funcionar um grupo de compras, que disponibiliza produtos de qualidade a preços económicos, também promove ações de divulgação de conhecimentos nas áreas de saúde, nutrição, bem-estar, agricultura e economia local, bem como ações de formação. Após a apresentação do projeto no concelho do Sabugal, a Câmara Municipal e o Centro Local de Aprendizagem da UAb pretendem «desenvolver outras iniciativas conjuntas nas áreas da alimentação saudável e da agricultura sustentável, tais como tertúlias e ‘workshops’», referiu Delfina Leal. A primeira iniciativa será um cine-debate sobre “Agricultura Sustentável – Promoção da Economia Local, Proteção do Meio Ambiente e Valorização da Comunidade”, a realizar no dia 30 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sabugal, indicou. Naquele dia será exibido um documentário sobre a temática da agricultura que servirá de mote para o debate entre os participantes «sobre a realidade portuguesa (na área da agricultura), com destaque para a região da Beira Interior, e que soluções locais existem para melhorar a economia local, considerando o meio ambiente e a comunidade», segundo a organização.

Conteúdo Recomendado