O município da Guarda, em parceria com Turismo do Centro de Portugal e a Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA), irá assinalar o Dia Mundial do Turismo, na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, com iniciativas na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) e nos Passadiços do Mondego.
O programa comemorativo inicia-se na BMEL, às 15h30, onde decorrerá a Conferência “Investimentos e Empreendedorismo no setor do Turismo”, e que contará com a intervenção de Viriato Dias, do Gabinete de Apoio ao Investimento Turístico, do Turismo do Centro de Portugal e com as participações, na sessão de abertura, do presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa e do presidente do NERGA, Orlando Faísca. A sessão tem como destinatários as micro, pequenas e médias empresas e empreendedores do setor do Turismo, assim como juntas de freguesia e técnicos das autarquias. A iniciativa tem como objetivo apoiar o investimento e o empreendedorismo no setor, apresentando oportunidades de investimento e medidas para empreender na região como realça uma nota informativa da autarquia.
Às 17 horas, na entrada da Barragem do Caldeirão, está prevista uma caminhada de 3 km até ao Parque de Merendas de Vila Soeiro. Os caminhantes serão depois convidados para uma sessão de Yoga, “A Paz que a Natureza nos traz”, seguida de lanche no parque de merendas.
O transporte está incluído e o ponto de encontro será o Guarda Welcome Center, na Praça Luís de Camões.
O Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente a 27 de setembro e este ano a Organização Mundial do Turismo escolheu o tema “Turismo e Paz” para o assinalar, traduzindo a importância do setor do Turismo na construção da Paz e no entendimento entre nações e culturas.