O guitarrista Marcelo dos Reis formou um ‘power trio’ de jazz rock capaz de empolgar tanto os fãs de jazz, como de rock. Marcelo dos Reis é um dos mais reputados músicos nacionais de jazz, pois para além de atuar nos mais conceituados festivais e salas de toda a Europa, todo o seu trabalho tem sido amplamente reconhecido. Por entre as inúmeras referências na imprensa especializada, foi considerado “Músico do Ano” pela revista jazz.pt, foi por cinco vezes considerado um dos “Guitarristas do Ano”, na prestigiada publicação El Intruso, que engloba jornalistas de todo o mundo. Mais recentemente, foi nomeado um dos mais influentes músicos da última década pela importantíssima publicação Free Jazz Collective. “FLORA” é a estreia em trio enquanto líder, um grupo dedicado a composições originais do próprio, que cruzam géneros, e que questionam formas, entre o jazz mais livre com raízes no Bebop, uma forte marca do rock mais psicadélico, krautrock e até do progressivo.
Guarda in Jazz decorre até ao dia 14 de julho
Os espetáculos são todos ao ar livre e a programação arranca na esplanada do Café Concerto do TMG, onde se mantém durante quatro dias — há uma apresentação diferente por dia, sempre com hora de início marcada para as 19 horas. O primeiro a entrar em cena é Marcelo dos Reis, seguem-se atuações exclusivas de dois projetos ingleses, Georgia Cécile (dia 9) e Get The Blessing (dia 10), este último nome um quarteto de Bristol de jazz mutante onde milita Jim Barr, baixista que chegou a tocar com os Portishead. A fechar esta primeira parte do alinhamento está o JazZeca 5teto (dia 11), projeto liderado por António Palma que se compromete a reiventar o repertório de José Afonso em contexto jazzístico.
No final da semana, os concertos do Guarda in Jazz passam para a Alameda de Santo André e fundem-se a um outro evento que estará também a decorrer, o Guarda Wine Fest. A mixórdia de sonoridades promovida pela violinista Malú Garcia é a primeira a fazer-se sentir neste âmbito com uma performance marcada para as 21h30 do dia 12. Dia 13 há novo concerto exclusivo para este certame levado a cabo pela francesa Caloé, também pelas 21h30. Já na despedida da edição deste ano, dia 14, é às 18 horas que o pianista francês radicado em Portugal Samuel Lercher se apresenta ao leme do seu trio para recriar os temas que compuseram o seu mais recente trabalho, Fractal.