Esta quinta-feira, dia 8 de junho, deviam começar os Santos Populares na Guarda, no bairro de S. Domingos e sexta-feira, na Guarda-Gare. No entanto, devido ao mau tempo, foram adiados. Os Santos da Guarda arrancam, assim no fim-de-semana com as festas nos Bairros de S. Vicente (no sábado, dia 10) e no Torrão (no domingo, dia 11).
17 noites, 14 bairros, alegria e animação são os ingredientes para a edição deste ano dos santos populares na Guarda. Entre 8 e 25 de junho há Santos da Guarda com gastronomia tradicional desta época festiva, as Bonecas de Cristal, o Concurso do Caldo de Grão, as Marchas Populares, música e muita animação. A iniciativa decorre nos bairros de 8 a 21 e nos dias 23, 24 e 25 com a Festa de Encerramento na Praça do Município.
Nos bairros haverá tasquinhas, apresentação da “boneca dos Santos Populares” e outros festejos locais.
Assim, as festividades começam no dia 10 (São Vicente), 11 (Torrão), 12 (Pinheiro), 13 (Lameirinhas), 14 (Sequeira), 15 (Bonfim), 16 (Caixa), 17 (Alfarazes), 18 (Luz), 19 (Nossa Senhora de Fátima), 20 (Galegos) e 21 (Póvoa do Mileu).
Como novidade na edição deste ano, será realizada, no dia 24 de junho, por ocasião da feira anual de São João, uma recriação histórica da atribuição da Carta Régia de Dom Afonso III, em 25 de março de 1255, que esteve na origem da sua criação. A iniciativa será dinamizada pela Associação Hereditas e vai decorrer no recinto da feira anual, no Parque Urbano do Rio Diz.
Nos dias 23, 24 e 25 de junho, a Praça do Município irá receber a Festa de Encerramento dos “Santos da Guarda”, que inclui uma feira de artesanato, animação, comes e bebes, concertos, “bonecas dos Santos Populares”, marchas e o concurso do Caldo de Grão.
O caldo de grão é um prato tradicional que é muito popular na Guarda nesta época festiva e o concurso atribuirá a “concha prateada” ao vencedor.
As marchas populares serão interpretadas pelos bairros da Luz e da Sequeira e pelos grupos convidados da Bica (Lisboa) e da Banda Bingre Canelense (Estarreja).