O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai receber, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, a primeira edição do Fórum da Associação Portuguesa de Serviços Desportivos do Ensino Superior (APSDES).
Segundo a organização, o tema central deste primeiro fórum será “Modelo de Gestão e Planeamento Estratégico nos Serviços Desportivos do Ensino Superior”.
De acordo com a programação, que pode ser consultada AQUI, o evento terá início na segunda-feira, dia 23 de janeiro, pelas 14h30, com a sessão de abertura a cargo do Presidente do IPG, Joaquim Brigas, e do Presidente da APSDES, Bruno Almeida.
O Fórum contará com a realização de dois painéis na segunda-feira, acerca dos “Modelos de Gestão dos Serviços Desportivos” e com a apresentação da APSDES e do ENAS (European Network of Academic Sports Services).
O segundo dia terá como tema “A utilização de Gamification no planeamento estratégico – Caso prático” por Hélder Ferreira, seguindo-se os restantes três painéis sobre “Planeamento estratégico – Conceitos teóricos e práticos”, “Gamification & Gamification como ferramenta de alinhamento estratégico” e “Planeamento estratégico – Caso prático”.
Ainda durante o dia de terça-feira, 24 de janeiro, às 17h30, os participantes serão convidados a efetuar uma visita às instalações do Instituto Politécnico da Guarda.
No último dia do evento, 25 de janeiro, pelas 9h00, decorrerá uma sessão de Team Building and Networking, encerrando-se o Fórum APSDES da pelas 12h00.
Após o almoço, às 14h00, haverá ainda tempo para a realização da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Serviços Desportivos do Ensino Superior.
A APSDES tem como principais objetivos “o aumento dos índices de prática desportiva das comunidades académicas, a promoção da criação de serviços desportivos universitários nas IES, a adoção e partilha de boas práticas nas atividades dos serviços desportivos universitários”.
A Associação visa ainda o desenvolvimento do “desporto para todos”, tendo como foco “a promoção de uma comunicação regular entre os vários serviços desportivos e as suas IES, a associação pretende desenvolver ações que privilegiem a cooperação entre todos, alicerçadas no desenvolvimento de uma prática desportiva com cada vez mais qualidade nas IES portuguesas”.