Começou oficialmente hoje, dia 3 de janeiro, a 12ª edição da iniciativa “Heróis da Fruta” em mais de 3 mil turmas de 1.430 estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões do país, incluindo Açores e Madeira.
Esta que é a “maior iniciativa de educação para a saúde em Portugal”, vai, nas próximas semanas, incentivar os alunos das turmas inscritas a melhorar os seus hábitos alimentares através do método “Heróis da Fruta” que disponibiliza gratuitamente às escolas materiais educativos protagonizados por “um grupo de personagens-modelo que ganham ‘superpoderes’ quando ingerem ‘superalimentos’ combinando as técnicas de educação não-formal: storytelling e gamification”.
Aumentar o consumo diário de frutas e legumes nas escolas é o principal objetivo deste projeto lançado em 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) que este ano letivo é implementado em 216 dos 308 municípios portugueses (70,1%).
Segundo informação divulgada hoje pela APCOI, na última década “mais de meio milhão de alunos já melhoraram os seus hábitos alimentares diários com a participação no projeto Heróis da Fruta”, sendo que 40% das crianças que participam pela primeira vez atingem o consumo das porções diárias recomendadas pela OMS de frutas e legumes, em apenas 5 semanas.
“Escolas que repetem o programa no ano letivo seguinte alcançam mais de 90% da turma em apenas 2 semanas, incluindo alunos que não tinham adotado essa rotina de alimentação saudável no primeiro ano”, refere a mesma fonte.
Lisboa é o distrito onde se regista o maior número de escolas inscritas (287), seguindo-se o distrito do Porto (217), Setúbal (132), Braga (108), Faro (93), Leiria (80), Santarém (74), Aveiro (72), Coimbra (62), Viseu (47), Viana do Castelo (42), Beja (36) e Évora (36), Açores (28), Castelo Branco (24), Portalegre (22) e Madeira (22), Vila Real (20), Guarda (15) e Bragança (13).
Mário Silva, presidente da APCOI, afirma que “96% dos professores participantes em edições anteriores consideram que seria muito benéfico para a saúde das crianças se o projeto Heróis da Fruta fosse implementado em todas as escolas portuguesas”.
Recordou ainda que “no ano letivo anterior, além do aumento de consumo de hortofrutícolas, este projeto conseguiu diminuir a ingestão de alimentos menos saudáveis nos lanches escolares em 52%. Um sucesso que só é possível alcançar graças ao envolvimento de todos os parceiros que apoiam esta iniciativa.”
“E para que nenhuma escola interessada fique de fora desta edição, decidimos prolongar o período de inscrições no site (www.heroisdafruta.com) até 15 de janeiro de 2023″, conclui Mário Silva.
A 12ª edição do desafio escolar “Heróis da Fruta” é realizada com o apoio solidário de Supermercados Aldi, Lusíadas Dental e Maçã de Alcobaça.
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), promotora da iniciativa “Heróis da Fruta”, foi fundada em 2010 e é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à prevenção da obesidade infantil.