O evento ocorre no período do Carnaval, quando a região da Serra da Estrela acolhe “milhares de visitantes” e, este ano, coincide com as comemorações do feriado municipal referiu o presidente da Câmara, Esmeraldo Carvalhinho, na apresentação da edição deste ano do certame.
“A Expo Estrela é um evento de qualidade conhecida, onde são promovidas tradições locais e produtos autóctones, impulsionando, ao mesmo tempo, o turismo e o tecido empresarial da região”, realçou o autarca.
O edil disse tratar-se do evento “de maior relevância no calendário das atividades anuais” do concelho de Manteigas, que permite mostrar aos visitantes a dinâmica económica local.
Com o certame, a realizar no edifício da Praça Municipal de Manteigas, a autarquia pretende “dinamizar o tecido socioeconómico e divulgar o concelho de Manteigas e a região, na época de Carnaval”.
O presidente da Câmara Municipal de Manteigas referiu ainda que a edição deste ano da Expo Estrela junta 52 expositores de artesanato, comércio, indústria, serviços, gastronomia e associativismo.
Apontou que em 2019 verifica-se um reforço de expositores, contabilizando “mais sete do que no ano anterior”.
Em relação à animação musical estão previstos espetáculos com Carolina Deslandes e a Orquestra de Sopros “Música Nova” (dia 04 de março), com o grupo Calema e a Banda Boa União – Música Velha & The Sweet Childreen (03) e pelo grupo Sons do Minho (02).
O programa inclui ainda, entre outros momentos, degustação de feijoca (um prato típico de Manteigas), uma prova de queijo da Serra da Estrela e um desfile de Carnaval (pelas 15:00 do dia de Carnaval).
No dia 04 de março, quando é comemorado o feriado municipal, haverá uma sessão solene comemorativa que inclui o anúncio das bolsas de estudo para a frequência do ensino superior (ano letivo 2018/2019) e a atribuição dos prémios de mérito escolar do ano letivo 2017/2018.
A Câmara Municipal de Manteigas investe cerca de 80 mil euros no evento anual que vai na 26.ª edição.