As festividades marcadas para o centro histórico da Guarda prometem a maior das Passagens de Ano da região que contará com um espetáculo de video mapping, um concerto de uma das melhores bandas pop nacionais da atualidade, os Amor Electro e ainda com a atuação do DJ Nuno Luz, pela madrugada dentro.
O Município da Guarda desafia “todos a vir brindar ao novo ano na mais alta das passagens de ano do país.”
A iniciativa, com entrada livre, conta com o apoio da Rádio Comercial.
Espetáculo de vídeo mapping
OCUBO, uma referência nacional e internacional nas áreas de vídeo mapping e projeções interativas, apresentará o espetáculo de Vídeo Mapping Festivo: GuardaLuz às 00h00 e às 01h30. O espetáculo repete-se depois no primeiro dia do ano em três sessões: 18h00, 20h00 e 21h30.
Trata-se de um espetáculo repleto de luz e cor, projetado na fachada do monumento mais imponente e emblemático da cidade, a Sé. O edifício, que resulta da simbiose dos estilos arquitetónicos gótico e manuelino, que lhe conferem um aspeto fortificado, apresenta-se como a tela ideal para a projeção de um espetáculo de tributo às cores da cidade, e onde os elementos hexagonais do logo da cidade ganham vida e evoluem, de forma encadeada, para temáticas com forte ligação à região.
GuardaLuz aborda temas como a natureza, onde se enaltece o rio Mondego e as montanhas; a história, que homenageia D. Sancho I e os ícones históricos do concelho; a cultura, com a tradicional cestaria e os azulejos; o futuro, sob forma de uma cidade moderna e em constante evolução; e culmina com um ambiente de festa e a projeção de fogo-de-artifício virtual, deixando um convite à celebração do novo ano.
OCUBO recebeu o Prémio de melhor Produção Audiovisual e Multimédia 2013, e Prémio Animação da Gala dos Eventos 2014, espetáculos apresentados no Terreiro do Paço, em Lisboa.