Turismo continua a bater novos recordes com melhor junho de sempre

No passado mês de junho as receitas turísticas em Portugal ultrapassaram os mil milhões de euros.

Nunca antes, no mês de junho, se tinha atingido esse valor e o recorde fixou-se nos 1.022 milhões de euros, mais 10,6% face ao mês homólogo do ano anterior. Em termos acumulados, o setor do turismo fecha o primeiro semestre a crescer 9,2% face a 2015, com um total de 5.007 milhões de euros de receitas, indica o Turismo de Portugal, em comunicado.

Os dados divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística e pelo BdP – Banco de Portugal confirmam a importância do setor na economia portuguesa. De acordo com os dados do último boletim estatístico do INE, em junho de 2016, as dormidas de estrangeiros, em Portugal, situaram-se nos 3,97 milhões, apresentando-se como principal mercado emissor o Reino Unido (com 1,1 milhões de dormidas), enquanto as dormidas dos portugueses representaram 1,52 milhões.

Já os dados do Banco de Portugal refletem a boa performance do Turismo em Portugal, com as receitas turísticas a consolidarem-se nos 1.022 milhões de euros, representando um crescimento de 10,6%, face ao mês homólogo do ano anterior.

Esta tendência de bons resultados verifica-se desde março de 2016, com o Banco de Portugal a revelar que o valor nesse mês foi de 783,47 milhões de euros, 902,51 milhões de euros em abril, 1.115,76 milhões de euros em maio e 1.022,11 milhões de euros em junho.

De referir ainda que a procura foi impulsionada pelos principais mercados europeus consolidados para Portugal – Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Holanda – concentram 65% do total de dormidas de estrangeiros entre janeiro e junho de 2016. Dos 10 principais mercados para Portugal, destaca-se o crescimento do mercado inglês (+499,6 mil dormidas com 918,4 milhões de euros em receitas), o alemão (+236,7 mil dormidas e com 598,7 milhões de euros de receitas) e o francês (+273,3 mil dormidas e com 774,8 milhões de euros em receitas), ao passo que os Estados Unidos apresentam o maior crescimento em termos relativos (20,9%), demostrando o evidente aumento da eficácia da mensagem comunicacional de Portugal.

De destacar ainda o crescimento de outros mercados menos relevantes em termos de dimensão mas que apresentam um comportamento muito interessante no primeiro semestre deste ano, tais como a Polónia, que registou aumentos na ordem dos 25,6%, o Canadá com crescimentos de 24,7%, a República Checa com aumentos de 24% e o Japão com crescimentos de 19,8%.

Finalmente destacam-se os valores do Rendimento Médio por Quarto Disponível (RevPar) que evidenciam importantes taxas de crescimento. Em junho de 2016, o RevPar registou um crescimento a dois dígitos de janeiro a junho de 2016 (12,9%). Este valor é superior à taxa de crescimento de hóspedes que foi de 10,8% (acumulado de janeiro a junho de 2016), destacando-se desta forma o excelente desempenho das empresas nacionais.

Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “o primeiro semestre de 2016 foi muito positivo para o turismo em Portugal. Todos os indicadores relevantes cresceram de forma substancial, numa linha sustentada. Estes números são efetivamente motivadores e iremos continuar a trabalhar em conjunto para que as empresas portuguesas se tornem ainda mais competitivas, sólidas e inovadoras. Queremos, de forma sustentada, induzir o crescimento neste que é um setor tão importante para a economia portuguesa”. O responsável adianta ainda que “estes dados são reveladores quanto ao que podemos esperar dos meses de verão, onde a tendência de crescimento se irá, por certo, manter. Realço ainda o esforço de comunicação de promoção do nosso país em mercados não tradicionais e reforço da comunicação nos mercados habituais para que possamos manter os bons resultados também nos meses de menor procura”, afirma ainda Luís Araújo.


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