Governo lança programa Qualifica para que metade da população conclua o secundário

Qualificar é a palavra de ordem no novo programa lançado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, que vai por os adultos a concluir o secundário.

O Qualifica é resultado de um esforço conjunto do Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social e vem colmatar a redução que se registou desde 2011 (de 452 passou-se para 441 centros de formação).

Em setembro, o Governo de António Costa lança um concurso para abrir 30 centros até ao final do ano e mais 32 em 2017. O objetivo, grosso modo, é aumentar os níveis de qualificação dos portugueses e melhorar a empregabilidade dos cidadãos ativos.

A meta será atingida quando 50% da população portuguesa (o programa destina-se a quem tem mais de 18 anos) concluir o ensino secundário e, com isso, aumentar o seu ganho médio mensal.

O financiamento do programa Qualifica é de cerca de 500 milhões de euros. Porque, como destaca o Executivo numa nota enviada às redações, “a qualificação e formação não é uma prioridade do Governo, é uma prioridade de todos os portugueses”.


Conteúdo Recomendado