Se vai encher o depósito só na próxima segunda-feira, prepare-se para ser confrontado com boas e más notícias quando olhar para os preços dos combustíveis. Uma semana depois dos aumentos na gasolina e gasóleo, os postos de abastecimento têm margem para aliviar uma parte dos condutores e penalizar os restantes.
As boas notícias deverão surgir para quem tem carro a gasolina: a estabilização dos preços nos mercados internacionais não garante uma descida, mas existe margem para não tocar nos preços, mantendo-os ao nível atual. De acordo com os dados mais recentes da Direção -Geral de Energia e Geologia, a versão simples da gasolina 95 custa uma média de 1,378 euros por litro em Portugal.
No gasóleo surgem as más notícias. O preço referência do combustível mais utilizado no território nacional aumentou de forma significativa durante esta semana e por isso prevê-se uma revisão em, alta dos preços.
O aumento no diesel sem aditivos deverá ultrapassar os dois cêntimos por litro, aumentando de forma clara o atual custo médio de 1,089 euros por litro.
As últimas semanas têm sido marcadas por subidas constantes, mas ainda assim parece não se avizinhar o prometido alívio do Imposto sobre Produtos Petrolíferos.