Prevista queda de neve nas regiões norte e centro acima de 600/800 metros de altitude

Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, neve e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar entre as 9 e as 18 horas de hoje sob ‘Aviso Amarelo’ por causa do vento, sendo esperadas rajadas de 80 quilómetros hora em especial no litoral.

Já os distritos de Bragança, Vila Real e Braga estão sob ‘Aviso Amarelo’, entre as 3 e as 9 horas de hoje, devido à queda de neve prevista acima de 600/800 metros, em especial nas serras junto à fronteira com Espanha.

Os distritos de Coimbra, Lisboa e Leiria estão também sob ‘Aviso Amarelo’ devido à agitação marítima, dada a previsão de ondas de noroeste com quatro a 4,5 metros.

O ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O instituto prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se temporariamente muito nublado até ao início da manhã e tornando-se pouco nublado ou limpo a partir do final da tarde. São esperados períodos de chuva, em especial nas regiões norte e centro, passando a regime de aguaceiros, em geral fracos, que poderão ser, ocasionalmente, mais intensos e de granizo a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, tornando-se pouco frequentes a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê ainda a possibilidade de queda de neve nas regiões norte e centro acima de 600/800 metros de altitude, subindo a cota para 1.000/1.200 metros a partir da tarde.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, rodando para norte e tornando-se moderado a forte, com rajadas até 80/90 km/h no litoral e nas terras altas.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, aguaceiros fracos, mais frequentes nas vertentes norte e nas zonas montanhosas. O vento soprará moderado a forte de nordeste, com rajadas até 80 km/h nas zonas montanhosas.

Para os Açores, a previsão é também de períodos de céu muito nublado, com boas abertas e vento a soprar fraco, sendo esperados aguaceiros fracos nas ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 09 e 14 graus Celsius, no Porto entre 06 e 14, em Vila Real 05 e 11 , Bragança entre 02 e 12, em Viseu entre 02 e 11, na Guarda entre 01 e 08, em Coimbra entre 07 e 13, em Castelo Branco entre 06 e 14, em Santarém entre 08 e 15, em Évora entre 06 e 15, em Beja entre 06 e 14, em Faro entre 08 e 16, no Funchal entre 13 e 19, em Ponta Delgada entre 12 e 16, Angra do Heroísmo entre 11 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 12 e 17.


Conteúdo Recomendado