Distrito da Guarda sob aviso laranja devido à queda de neve

Catorze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja na sexta-feira devido às previsões de queda de neve e de agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), 12 distritos estarão sob aviso laranja a partir das 15 horas de sexta-feira devido à previsão de queda de neve acima de 400 a 600 metros.

Estão nesta situação os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

Os distritos de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Leiria, Porto, Viana do Castelo e Setúbal vão estar igualmente sob aviso laranja, mas neste caso devido à previsão de agitação marítima, entre as 12 horas de sábado e as 08.00 horas de domingo, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros.

De acordo com o IPMA, os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viseu, Vila Real e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo desde as 6 horas de sexta-feira e até às 6 horas de domingo, devido à previsão de neve, vento forte do quadrante sul, com rajadas até os 100 quilómetros hora nas terras altas, precipitação e agitação marítima.

Os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo a partir das 6 horas e até às 18 horas de sexta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Já os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo para o vento forte do quadrante sul, com rajadas até os 80 quilómetros hora no litoral e até os 100 km/hora nas terras altas, rodando para noroeste a partir da tarde.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Também a costa norte da ilha da Madeira e Porto Santo vão estar sob aviso amarelo para agitação marítima, já que o IPMA prevê ondas de noroeste com quatro a cinco metros, entre as 18.00 horas de sábado e as 08.00 horas de domingo.


Conteúdo Recomendado