Comemorações do 816º Aniversário da Cidade da Guarda começam hoje

A Câmara Municipal da Guarda vai organizar a conferência “Diálogos e Conflitos – Judeus e cristãos em terras de fronteira”, inserida no projeto “Conferências da Guarda”, que começa hoje e termina amanhã, quando a cidade mais alta do país comemora a passagem de mais um aniversário da sua fundação.

O presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro lamenta que, integrando a Guarda a Rede de Judiarias de Portugal, o executivo anterior não tenha apresentado projetos relacionados com a recuperação do património. Por isso, com a realização da conferência, tenciona “recuperar algum do tempo que a Guarda perdeu”.

“Queremos dar início a algumas iniciativas que pretendem transportar para a comunidade judaica uma vontade firme do município da Guarda para encetar o caminho da recuperação do património e de captação do turismo judaico”, justificou.

O autarca referiu que tenciona aproveitar as possibilidades que existem de a Guarda, com o património que tem nesse domínio, poder, em complementaridade com outros municípios, “beneficiar a economia local com mais turismo neste capítulo”.

A conferência, que começa pelas 09h30 de hoje,dia 26, na sala António de Almeida Santos, prossegue pelas 14h30 de amanhã e terá na sessão de encerramento (16 horas) a embaixadora de Israel, Tzipora Rimon.


Conteúdo Recomendado