A ideia é mostrar como se pode dar vida a ideias através da programação informática, dar uma maior visibilidade a estas competências, desmistificando-as, e reunir pessoas desejosas de aprender. Escolas, professores, crianças, jovens adultos, pais, programadores, empresas: comecem já a planear o vosso evento e registem-no no mapa codeweek.eu.
A iniciativa foi lançada em 2013 pelos jovens consultores para a agenda digital. No ano passado, mais de 150 000 pessoas participaram em 4200 eventos, que tiveram lugar em 36 países dentro e fora da Europa.
A Semana Europeia da Programação é uma iniciativa levada a cabo por voluntários que promovem a programação informática nos seus países na qualidade de «embaixadores» da Semana da Programação. O Embaixador português é Bruno Ferreira, CEO da Comuniteia.
Como participar na Semana Europeia da Programação?
- Crianças, adolescentes e adultos: podem participar nas várias atividades propostas ou organizar eventos destinados a mostrar de que forma a programação pode ser um instrumento de criação
- Programadores: podem organizar workshops em escolas, laboratórios tecnológicos (hacklabs) ou centros comunitários
- Professores que saibam programar: podem dar aulas de programação, partilhar projetos pedagógicos, organizar seminários para os colegas
- Outros docentes: podem organizar seminários ou convidar pais e alunos a ensinar programação uns aos outros
- Pais: podem incentivar os filhos a participar em workshops de programação
- Empresas e organizações sem fins lucrativos: podem acolher workshops de programação, deixar que membros do seu pessoal deem formação, organizar passatempos lúdicos de programação para jovens ou patrocinar atividades relacionadas com a programação
- Qualquer pessoa: que participe numa atividade deste tipo pode contar-nos a sua experiência para motivar outras pessoas a participar
Como parte da sua estratégia para um mercado único digital, a Comissão Europeia apoia a Semana Europeia da Programação, assim como outras iniciativas independentes que visem estimular a aquisição de competências digitais, nomeadamente no domínio da programação, destinadas a diferentes grupos-alvo. No quadro de futuras iniciativas, a Comissão debruçar-se-á sobre as competências e os conhecimentos digitais e elaborará uma estratégia para as competências digitais.
A Semana Europeia da Programação conta com o apoio de movimentos pró-programação e ensino, como o CoderDojo e o RailsGirls, bem como de grandes empresas tecnológicas e de informática, que contribuem para familiarizar milhões de crianças com a programação, por exemplo, oferecendo sessões de iniciação, desenvolvendo módulos de aprendizagem e ajudando a formar professores.
No âmbito da grande coligação para a criação de empregos na área digital, a Microsoft, a Google, a Telefonica, a Liberty Global e a Facebook lançaram juntamente com a UE a iniciativa europeia em favor da codificação. Numerosos eventos serão organizados durante a Semana Europeia da Programação por outros parceiros dessa grande coligação.