Com início em março de 2014, ao abrigo do Acordo de Cooperação da EAPN Portugal – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) com o IEFP, foi desenvolvido um estudo de caracterização das organizações da economia social em Portugal, no que respeita a práticas de empregabilidade, particularmente à aplicação de políticas ativas de emprego.
A abordagem às Políticas Ativas de Emprego assumiu-se estratégica em dois âmbitos: enquanto instrumento de apoio às organizações da Economia Social como agentes empregadores e como instrumento de desenvolvimento das mesmas enquanto entidades promotoras da empregabilidade dos seus públicos.
O presente estudo teve a sua primeira fase conclusiva no passado dia 18 de junho, através de um seminário de apresentação, no qual se discutiram as suas principais etapas e conclusões, junto de um painel diversificado de comentadores.
Chega agora o momento de alargar a divulgação do mesmo a todo o território nacional através de um conjunto de sessões de apresentação, tendo uma destas lugar em Lisboa, no dia 22 de outubro no auditório do IEFP, Rua de Xabregas, nº 52.
Como principais objetivos desta sessão de apresentação, destacamos os seguintes:
- Refletir sobre os resultados e principais conclusões do estudo.
- Debater as Políticas Ativas de Emprego enquanto instrumento de apoio às Organizações da Economia Social como agentes empregadores e como promotores da empregabilidade de públicos vulneráveis.
- Compreender as posições dos diversos interlocutores envolvidos na conceção e na aplicação das medidas ativas de emprego.
- Partilhar práticas relativas à empregabilidade de públicos vulneráveis, particularmente as que são obtidas através das políticas ativas de emprego.
- Contribuir para a discussão sobre o futuro das políticas Ativas de Emprego e o seu contributo específico no combate ao desemprego e na (re)entrada no mercado de trabalho de públicos vulneráveis.
A inscrição é gratuita mas obrigatória até 19 de outubro de 2015
Informações online deste Estudo
Para qualquer esclarecimento adicional, contacte com Liliana Pinto e/ou Júlio Paiva, através do telefone: 22 542 08 08 ou dos seguintes emails: