Segundo explicou o diretor-geral da empresa, Luís Veiga Martins, ao Diário Económico, a SPV investiu, ao longo de quase 20 anos, 5 % a 7% das receitas anuais da empresa em marketing e comunicação.
“Foi este investimento continuado que permitiu à SPV cumprir as metas previstas na sua licença e Portugal cumprir as metas europeias”, explicou Luís Veiga Martins.
Entre 2007 e 2015, de acordo com o responsável, a percentagem da população que separava os seus resíduos de embalagem passou dos 60% para os 71%. “Acredito que o gesto de separar os resíduos de embalagem passou a fazer parte do quotidiano da população portuguesa, da sua rotina. Mesmo que marginal, dada a percentagem elevada já atingida”, continuou o responsável.
A preocupação da SPV é garantir que a quantidade de portugueses a separar os seus resíduos continue a aumentar – “acredito que assim será”, avança Veiga Martins – e, por isso, os investimentos em comunicação e sensibilização são uma das apostas do futuro.
“Um dos exemplos é a Missão Reciclar, a maior ação alguma vez realizada e onde entregámos 340.000 ecopontos domésticos”, explicou.
Este ano, recorde-se, a SPV lançou quatro filmes publicitários para desmistificar alguns dos mitos que ainda persistem relativamente à reciclagem. Protagonizados por César Mourão e Nuno Markl, os vídeos podem ser vistos neste link. Veja também a história da publicidade da SPV, ao longo dos anos.
“O desempenho de Portugal segue a tendência dos padrões europeus, de tal forma que cumprimos as metas definidas pela União Europeia, quer em 2005 como em 2011. De uma forma geral, os padrões de reciclagem dos portugueses estão a aproximar-se dos países mais avançados da Europa”, concluiu o gestor.