São menos do que no trimestre anterior mas o número revela as dificuldades porque passam os particulares em continuar a pagar as prestações a tempo e horas.
Os dados estatísticos da central de responsabilidades de crédito ontem divulgados pelo Banco de Portugal indicam que a percentagem de devedores com crédito vencido na habitação rondava os 6,5% no final de setembro. A percentagem é idêntica à do trimestre anterior, mas compara com os 151.619 casos observados no final de junho.
Apesar desta melhoria em termos trimestrais, a comparação com a situação no início do ano de 2014 mostra que há agora mais 5.199 famílias em incumprimento nas prestações da casa. O malparado abrange os empréstimos em mora há mais de 90 dias, sendo que a experiência mostra que entre os vários segmento de crédito o que se destinou a financiar a compra de casa é aquele que tipicamente as famílias mais se esforçam por cumprir.
A comparação homóloga revela um agravamento desta situações: no terceiro trimestre de 2013, os dados do Banco de Portugal apontavam para a existência de 146.195 particulares em incumprimento, o equivalente a 6,2% do universo de devedores com crédito à habitação.