Quase 20% das PME portuguesas despediram trabalhadores no último ano

Fonte: http://www.euroimpala.pt

Nos últimos 12 meses, 17% das Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas recorreram ao despedimento de colaboradores para conseguir contornar as dificuldades financeiras e manter-se em funcionamento.

Esta é uma das conclusões do estudo promovido pela Zurich junto de CEO, proprietários, diretores-gerais e financeiros e chefes de operações de PME de 19 países. Ou seja, quase duas em cada 10 empresas despediram trabalhadores no último ano. Ainda assim, o questionário promovido pela seguradora este ano mostra uma ligeira melhoria face aos números apurados em 2013. Face ao mesmo questionário aplicado no ano passado, existiu uma redução de 3% no número de empresas portuguesas que recorreu a despedimentos de forma a tornar viáveis os seus negócios.

A aposta em novos nichos de mercado (22%) e a redução de preços (20%) mantêm-se como as principais estratégias de sobrevivência adotadas pelas PME nacionais inquiridas, logo seguidas pela aposta na diversificação da oferta de produtos ou serviços (18%). No último ano, 8% das PME a operar em Portugal consideraram mesmo a hipótese de fechar portas.
O aumento de ordenados foi uma realidade em 8% das PME questionadas e o recrutamento de novos colaboradores concretizou-se em 12% das empresas. Ambos os critérios cresceram 2% face ao ano anterior, revelando uma ligeira retoma.


Conteúdo Recomendado