Município da Guarda avança com projeto que permite visitar o topo da Torre dos Ferreiros

A intervenção contempla, entre outras ações, a construção de um elevador no exterior do monumento e também a requalificação do acesso interior por escadaria.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou ontem que a autarquia vai avançar com o projeto que torna a Torre dos Ferreiros visitável e que contribuirá para o aumento da oferta turística da cidade.

Segundo Álvaro Amaro, o projeto, já aprovado pela Direção-Geral do Património e pela Direção Regional de Cultura do Centro, custa entre 500 a 600 mil euros e já tem financiamento europeu assegurado.

A intervenção contempla, entre outras ações, a construção de um elevador no exterior do monumento e também a requalificação do acesso interior por escadaria.

“Foi um projeto que nos deu muito trabalho. Percorremos um longo caminho”, disse hoje o autarca na cerimónia de apresentação do plano de requalificação da Torre dos Ferreiros, realizada no auditório do Museu da Guarda.
Explicou que o monumento tem uma “bonita vista” sobre a cidade mais alta do país, mas, tal como se encontra atualmente, praticamente ninguém “lá pode subir”.

Com a intervenção, que estima possa estar concluída “dentro de dois anos”, a Guarda ganha um novo motivo de atração turística.

O autor do projeto, o arquiteto João Madaleno, disse que a requalificação da Torre dos Ferreiros conheceu muitas vicissitudes e foi necessário dar passos “longos e árduos”.

A intervenção que vai ser realizada permitirá que o monumento seja “visitado por todos” e “devolver à cidade um património digno”, disse.

Explicou que a intervenção contempla a construção de um elevador exterior (no interior de uma estrutura metálica com vidro), rampas de acesso ao elevador, a requalificação do acesso interior por escada (para ser utilizada “de forma segura e controlada”) e a retirada de sirenes e de estações meteorológicas do topo da torre.

No cimo do monumento serão colocados elementos metálicos que, segundo o arquiteto, poderão ser informativos sobre a paisagem e os locais visionados.

Questionado sobre se as subidas ao monumento vão ser pagas, o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, disse que “é uma boa questão”, mas “mais tarde se verá”.

O autarca optou por sublinhar a importância do projeto para “aumentar o poder de visitação” da cidade.

A Torre dos Ferreiros, uma das mais emblemáticas estruturas pertencentes à muralha da cidade, classificada como monumento nacional, foi restaurada recentemente pelo município, altura em que o seu presidente manifestou a intenção de equacionar a possibilidade de ser feita a intervenção que hoje foi apresentada publicamente.

O monumento, que possui uma das antigas entradas da cidade amuralhada, conhecida por Porta dos Ferreiros, é uma construção do século XII/XV.
 


Conteúdo Recomendado