Guarda é a capital dos jogos tradicionais

Para o fim de semana está prevista muita animação e muitos jogos tradicionais pela cidade mais alta do país.

A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) promove até domingo, na Guarda, as Jornadas Internacionais de Jogos com demonstrações, uma corrida de pneus, exposições e um colóquio.
Hoje, no pequeno auditório do TMG, continua a decorrer a quinta edição das Jornadas de História dos Jogos em Portugal, que este ano foram alargadas aos jogos do arco Atlântico. No fim-de-semana, a partir das 9h30, passa-se da teoria à prática com o festival “Guarda a Jogar a Tradição”.
Da Alameda de Santo André ao Largo da Misericórdia haverá, para ver e para participar, jogos oriundos dos quatro cantos de país e ainda de Espanha, França, Itália e Roménia, numa diversidade que espelha bem a riqueza das tradições lúdicas do continente europeu. O destaque, pela sua singularidade e por ser a primeira vez que é organizado, vai para o “Iº Grande Prémio Valorpneu”, uma corrida de pneus entre o Jardim José de Lemos e o Largo da Misericórdia com partida marcada para as 16 horas de sábado.
Em simultâneo há diversas exposições para visitar. Até 14 de outubro podem ainda ser vistas as exposições “Brincadeiras ao Longo do Tempo” (Paço da Cultura), “Jogos Tradicionais na Azulejaria Portuguesa” e “Postais, Fotografias e Jogos da AJTG” (ambas na galeria de arte do TMG) e “Jogos Matemáticos através dos Tempos” (Instituto Português do Desporto e Juventude).


Conteúdo Recomendado