Bombeiros do distrito da Guarda vão ter novas viaturas

Investimento ronda os dois milhões de euros As Corporações de Bombeiros do distrito da Guarda vão ter uma verba de cerca de dois milhões de euros para a aquisição de novas viaturas. O anúncio foi feito por Santinho Pacheco, Governador Civil da Guarda, na cerimónia de entrega das correntes de neve às forças de segurança […]

Investimento ronda os dois milhões de euros

As Corporações de Bombeiros do distrito da Guarda vão ter uma verba de cerca de dois milhões de euros para a aquisição de novas viaturas. O anúncio foi feito por Santinho Pacheco, Governador Civil da Guarda, na cerimónia de entrega das correntes de neve às forças de segurança do distrito, realizada no passado dia 24 de Janeiro, segunda-feira.

A decisão saiu de uma reunião que decorreu no dia 10 em Coimbra, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro. “Estava prevista apenas o investimento de uma verba de seis milhões de euros, mas foi possível a CCDR reforçar essa verba para nove milhões, dos quais um milhão e meio será para o distrito da Guarda”, afirma Santinho Pacheco. E se a esta verba “acrescentarmos os 30 por cento da componente nacional fará com que o investimento para os corpos de Bombeiros seja de cerca de dois milhões de euros”, refere.

Uma boa notícia para os soldados paz de todo o distrito uma vez que, com este valor, e segundo contas do Governador Civil, irá fazer com que 16 corpos de Bombeiros possam ter uma viatura nova.

“A indicação de quais as prioridades em termos de viaturas foi dada oportunamente, a selecção prioritária dos corpos de bombeiros também já foi feita”, adverte o governante, e adianta, “se a isso acrescentarmos que cinco corpos de Bombeiros iam já receber viaturas através da Autoridade Nacional de Protecção Civil na sua distribuição periódica, que com um corpo de bombeiros do nosso distrito, que é o de Vila Nova de Foz Côa, pertence a CCDR Norte e por isso tem uma candidatura autónoma e também será contemplada ficaremos com 22 corpos de bombeiros ficando apenas de fora, voluntariamente, Seia”, esclarece.

Investimento inclui Limpa Neves

Ao todo, são 22 as novas viaturas que vão chegar ao distritos e que Santinho Pacheco conta ter operacionais ainda este ano. “O objectivo é ter pelo menos parte destas viaturas já operacionais para a próxima época de fogos florestais”, confessa. As candidaturas vão decorrer no período de um de Fevereiro a 31 de Março, “de tal maneira que a abertura do concurso por parte das corporações pode acontecer a qualquer momento”, informa Santinho Pacheco.

Contente por num ano poder ter a possibilidade de ter no nosso distrito mais de duas dezenas de viaturas de bombeiros, o representante do governo no distrito, anunciou ainda que da candidatura faz também parte o Limpa Neves. “Já temos autorização para a abertura do concurso e a candidatura decorrerá na mesma para os tais 70 por cento da componente nacional, que deverão rondar os 200 mil euros”, adianta.

Por: Selene Teixeira


Conteúdo Recomendado