Serviços dos Bombeiros resultam na plantação de 5000 árvores

Reflorestação no concelho de Fornos de Algodres Os Bombeiros de Fornos de Algodres dão andamento à iniciativa “Um Serviço, Uma Árvore Amiga” com a plantação de cinco mil árvores naquele Concelho. As primeiras 300 já estão no terreno. As restantes serão plantadas até 21 de Março, com o envolvimento da comunidade escolar e população. Foram […]

Reflorestação no concelho de Fornos de Algodres

Os Bombeiros de Fornos de Algodres dão andamento à iniciativa “Um Serviço, Uma Árvore Amiga” com a plantação de cinco mil árvores naquele Concelho. As primeiras 300 já estão no terreno. As restantes serão plantadas até 21 de Março, com o envolvimento da comunidade escolar e população.

Foram já plantadas as primeiras árvores no âmbito da campanha “Um Serviço, Uma Árvore Amiga”, promovida pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres. Por casa serviço efectuado pela corporação é plantada uma árvore naquele Concelho, como assegurou o presidente da direcção da Associação: “Por cada serviço feito pela corporação, nós comprometemo-nos a plantar uma árvore no concelho de Fornos de Algodres”.

A reflorestação começou na passada quarta-feira, dia 19, com a participação, no terreno, de 17 alunos da EB 2,3/S de Fornos de Algodres, 13 elementos do Centro de Actividades Ocupacionais e cinco da Câmara Municipal, seis bombeiros e um representante do “Horto do Campo Grande”.

Esta iniciativa de reflorestação conta com vários parceiros, nomeadamente o Horto de Campo Grande, a Escola Superior Agrária de Castelo Branco, a Escola Superior Agrária de Bragança, o CAO − Centro de Actividades Ocupacionais para Pessoas com Deficiência, o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres e o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, que durante a tarde do dia 19 plantaram 300 espécies de árvores (bétulas, cerejeiras, catalpas, ciprestes, castanheiros, carvalhos alvarinhos e americanos e plátanos).

Iniciativa concluída a 21 de Março

Os Bombeiros comprometem-se a plantar cinco mil árvores e o primeiro passo já foi dado. De acordo com a organização, as restantes árvores “serão plantadas oportunamente”, ficando a campanha de 2010 encerrada até 21 de Março, Dia Mundial da Árvore.

“Com o apoio de todos iremos tornar a nossa terra mais verde e mais limpa”, diz o presidente da Associação Humanitária, Álvaro Melo, salientando a “oportunidade de ver bombeiros com pás nas mãos, não a apagar um incêndio mas a plantar uma árvore amiga”.

Álvaro Melo reforça que se trata de “um bem para todos e, por isso, todos devem ajudar”, adiantando que há muitas áreas que precisam de ser reflorestadas: “O concelho de Fornos de Algodres foi fustigado por muitos incêndios florestais há uns anos atrás e, portanto, carece de alguma reflorestação”. Além disso, a iniciativa visa também “sensibilizar a população, para que faça alguma coisa pela recuperação das áreas ardidas”.


Conteúdo Recomendado