XXI Governo Constitucional constituído por 17 ministros

O novo Governo do PS, liderado por António Costa, terá 17 ministros, 4 dos quais mulheres e 8 que já passaram por anteriores Governos socialistas.

Não apresentando figuras com grande peso político, as maiores surpresas são as colocações de Augusto Santos Silva na pasta dos Negócios Estrangeiros e de João Soares na Cultura. Inesperada é também a escolha de Azeredo Lopes, ex-presidente da ERC e chefe de gabinete de Rui Moreira na Câmara do Porto, para titular da Defesa. E ficará como marca deste Executivo a nomeação da primeira mulher negra, Francisca Van Dunem, para a pasta da Justiça.

As maiores expectativas estarão centradas no desempenho de dois ministros em pastas-chave para o futuro próximo do Governo: Mário Centeno nas Finanças e Caldeira Cabral na Economia. E a coordenação política do Executivo socialista será feita entre o núcleo que António Costa terá em S. Bento (Eduardo Cabrita, ministro Adjunto, e Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares) e o núcleo duro no Parlamento (Carlos César, João Galamba e Ana Catarina Mendes).

Entretanto, o Presidente da República só amanhã, após uma nova reunião com António Costa em Belém para avaliação da lista de nomes, dará permissão a que seja divulgado oficialmente o elenco do novo Governo. Que poderá tomar posse ainda antes do final da semana.

Ministério da Segurança Social
Vieira da Silva

Ministério do Planeamento e Infraestruturas
Pedro Marques

Ministério da Administração Interna
Constança Urbano de Sousa

Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa
Maria Manuel Leitão Marques

Ministério da Educação
Tiago Brandão Rodrigues

Ministério da Ciência e Ensino Superior
Manuel Heitor

Ministério da Saúde
Adalberto Campos Fernandes

Ministério do Ambiente
João Pedro Matos Fernandes

Ministério da Agricultura
Capoulas Santos

Ministério do Mar
Ana Paula Vitorino


Conteúdo Recomendado