Vento forte coloca distritos da Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo

Dezasseis distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível às 6 horas na página do IPMA na Internet, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Beja, Évora e Faro estão sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora nas terras altas.

Aqueles 16 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte entre as 21 horas de hoje e até às 12 horas de terça-feira.

Daqueles 16 distritos, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, além do aviso de vento vão estar também a amarelo devido à previsão de agitação marítima, com ondas com 4 a 4,5 metros, entre as 21 horas de hoje e até às 18 horas de terça-feira.

O IPMA colocou também as zonas montanhosas da ilha da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90/100 quilómetros por hora entre a meia-noite de terça-feira e as 9 horas de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Apesar dos avisos amarelos para o vento e agitação marítima, o IPMA prevê para terça-feira, dia de Carnaval céu pouco nublado ou limpo, sem precipitação, mas com descida das temperaturas mínimas e vento, que será forte nas terras altas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade para o final do dia na região norte, e períodos de chuva fraca, em especial no litoral, que serão de neve acima de 1400 metros de altitude.

Está também previsto vento fraco a moderado, tornando-se moderado a forte de norte para o final do dia no litoral e nas terras altas, com rajadas da ordem de 70/80 quilómetros por hora no litoral a sul do rio Douro e da ordem de 90 quilómetros por hora nas terras altas.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura mínima, em especial no interior norte.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se geralmente pouco nublado a partir do meio da tarde nas regiões do interior e no sotavento algarvio e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos no litoral oeste.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte a partir do final do dia no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas da ordem de 70 quilómetros por hora no litoral e da ordem de 90 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA prevê ainda para a região sul neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura mínima, em especial no interior.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, em geral fraca, passando a regime de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas regiões montanhosas a partir do final da tarde e vento fraco a moderado, rodando para nordeste a partir do meio da tarde e tornando-se gradualmente moderado a forte.

Nas terras altas, prevê-se vento forte de norte, rodando para nordeste a partir do meio da tarde, com rajadas da ordem de 80 quilómetros por hora para o final do dia.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 9 e 15 graus celsius, no Porto entre 7 e 13, em Bragança entre -1 e 14, em Viseu entre 4 e 12, em Castelo Branco entre 5 e 16, em Évora entre 6 e 15, em Beja entre 7 e 15, em Faro entre 8 e 18, em Coimbra entre 6 e 14 e no Funchal entre 15 e 21.


Conteúdo Recomendado