Vai estar muito frio pelo menos até terça-feira

Uma descida acentuada da temperatura vai marcar os próximos dias, a começar já esta quarta-feira, com as noites a registarem temperaturas negativas nas regiões mais interiores do país.

Os termómetros vão baixar esta quarta-feira entre quatro a seis graus, com possibilidade de gelo, geada e queda de neve no interior e nas zonas mais altas, como a Peneda-Gerês, Montalegre, Montesinho e Serra da Estrela.

Trata-se de um período de frio prolongado, pelo menos até terça-feira da próxima semana, causado pela passagem de uma massa de ar frio inserida na circulação de um anticiclone, segundo disse à Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Hoje, o céu deverá estar muito nublado, com aguaceiros frequentes no Norte e Centro. Nas terras altas, acima dos 1000 metros, prevê-se formação de neve a partir da tarde. Em altitudes menores, de 400 a 600 metros, vai sentir-se vento forte.

Para amanhã, está prevista nova descida da temperatura, de 2 a 4 graus. Nos próximos dias, vão manter-se baixas, podendo atingir -3 e -5 graus no interior e chegar aos -6 e -7 nas Penhas Douradas.

“No litoral, as mínimas vão variar entre 0 e 2 graus e no Algarve rondam os 4. Prevê-se apenas uma ligeira subida da mínima no dia 10 (terça-feira da próxima semana), mas depois voltam a descer”, disse a meteorologista do IPMA. O arrefecimento noturno vai levar à formação de gelo e geada.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso para a ocorrência de precipitação, vento forte, neve e agitação marítima.

 


Conteúdo Recomendado